segunda-feira, 7 de junho de 2010

SOLTAR BALÕES É CRIME

A polícia ambiental lançou a tradicional campanha “Soltar balões não é legal, é crime ambiental. A campanha se estenderá até o final de agosto, período de clima seco e estiagem, e das tradicionais festa juninas e quermesses, nas quais as práticas de soltar balões aumenta bastante.
A combinação de materiais altamente inflamáveis utilizados na composição dos balões, são extremamente combustíveis. O interior do balão pode aquecer demais devido aos adornos colocados como cangalhas com fogos de artifício. É dever da policia ambiental intensificar a fiscalização contra a soltura de balões. Uma lei federal proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação.
A responsabilidade neste tipo de crime é de todos nós. Temos que ter consciência de quanto é prejudicial cometer atitudes impensadas como soltar balões. A vida de muitas pessoas corre o risco quando isso acontece. Claro que é normal em épocas festivas como a junina, querer fazer coisas para homenagear o ambiente. Quadrilhas, comidas típicas, danças e fogueiras são muito bonitas. O cuidado primordial tem que ser dado aos balões. Depois que alguém o soltar, as conseqüências podem ser marcantes. A segurança tem que ser mantida e quem não se adequar a lei que exige a não soltura dos balões, deverá se adequar, obrigatoriamente, a ação da lei.
POR GILSON SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário