quarta-feira, 2 de junho de 2010

INTERNET, UMA FERRAMENTA DA NOVA ERA

A internet é uma realidade. E uma realidade avançada, se comparada como os profissionais de comunicação trabalhavam em outros tempos. Logicamente, não só profissionais utilizam esse magnífico meio para interagir melhor com o mundo e dinamizar seus trabalhos, dentro de uma eficácia significativa, porém os comunicadores agradecem em especial essa nova tecnologia que veio para ficar. Você já parou para pensar como os jornalistas trabalhavam antigamente? Dispondo de condições precárias para a época, esses profissionais precisavam fazer um trabalho ainda mais árduo para conquistar seus objetivos.

Estar atrás de noticias”quentes”, transforma-las em linguagem jornalística, avaliar como o público reagiria com as informações e ainda checar sempre as fontes, todas essas características já faziam parte da rotina dos jornalistas, mas a diferença entre esses profissionais de antes e os novos profissionais da área, é que agora existe a internet como uma “jóia preciosa” para auxiliar na busca pela informação.

A velocidade em que as informações chegam nos mais distantes lugares é algo impressionante. O mundo mudou. A instantaneidade dos acontecimentos transmitidos é gigantesca e os impactos causados em cada região são os mais diversos. Na internet, o jornalista pode saber o que está acontecendo em qualquer lugar do planeta. Como tudo o que está sendo veiculado em um mídia aberta para todos, é normal que ocorra a divulgação de muitas noticias falsas ou sem consistência. Por isso, muitas pessoas podem desconsiderar o valor da internet para ajudar na apuração da informação. O inegável é que ela auxilia como nenhum outro instrumento a vida do jornalista. Muitas outras pessoas não estão habituadas com a internet e nem sequer com o computador, por não entender como funciona seu mecanismo ou não ter paciência para a sua prática. Mas jornalistas necessitam dessa ferramenta e devem usá-la de maneira correta e ética. Os impactos da internet é notório e traz consigo muitos aspectos positivos para melhor efetuação do trabalho.

O jornalismo televisivo e o radiofônico desempenham um papel fundamental na informação da opinião pública e no estímulo ao protagonismo de uma cidadania ativa. As mudanças que acontecem na emergência e no desenvolvimento da internet, tem impacto nas estratégias informacionais e nos papeis profissioanis a este tipo de jornalismo.

POR GILSON SANTOS E SUZIELEN CALDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário