terça-feira, 8 de junho de 2010

Belo Monte: Destruição da Amazônia escondida pela grande mídia

O que Belo Monte precisaria para ser viável? Segundo alguns especialistas, um projeto de barrar o Xingu seria desastroso sob qualquer circunstância e que poderia até resultar na destruição de metade da floresta Amazônica. Como conta Rodolfo Salm, PHD em Ciências Ambientais:

“Para quem mora na cidade de Altamira, a própria subida do lençol freático, o barramento do rio seria uma grande tragédia. Porque a gente teria problemas com a rede de esgotos, que é inexistente. A cidade ficaria cercada pela rede de esgoto e teria a multiplicação de pragas. Então para quem vive localmente isso seria uma desgraça. Em uma escala maior, o mais grave é a destruição da Bacia do Xingu, que emitira uma quantidade de gás carbônico absurda, o que traz consequências graves pro mundo inteiro”.

Mas, mesmo com discursos de especialistas afirmando que a construção de Belo Monte destruiria metade da floresta Amazônica, grandes jornais da mídia nacional (lê-se nesse caso a Rede Globo) apresentam reportagens bastante positivas sobre o projeto.

Você pode conferir e entender melhor assistindo a matéria feita por Sônia Bridi para o Fantástico.



Por: Maria Barbalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário