domingo, 13 de junho de 2010

BRASIL – SIM PARA A PAZ, NÃO PARA A VIOLÊNCIA

O Brasil é conhecido como uma nação que possui altos índices de violência. Essa é uma realidade que precisa ser alterada, se quisermos planejar um futuro melhor para os nossos filhos e netos. A criminalidade urbana se encontra em todas as cidades do país. Mais do que nunca é necessário grandes políticas de segurança pública.
Em 20 anos, o aumento das cidades foi acompanhado por um desenvolvimento enorme da criminalidade. Um bom percentual da violência urbana tende a se concentrar nas favelas, onde moram parte da população de segmentos mais desfavorecidos. O choque da violência na sociedade afeta muitos brasileiros, fazendo-os vítimas de um sistema de segurança que cada vez mais parece falho. Os crimes também tendem a ocorrência de custos e perdas econômicas consideráveis.
A situação de insegurança que rodeia tantos brasileiros, funciona como uma alavanca de pessimismos e frustrações, porém existe também aqueles que se propõem a inverter essa caótica situação com medidas eficazes para auxiliar a segurança pública. Os meios que os cidadãos devem usar para conter a violência não podem ser através de mais violência. As pessoas não devem resolver os seus conflitos por seus próprios meios. A violência é uma terrível ameaça ao exercício da cidadania e compromete a participação da população a vida pública.

POR GILSON SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário