terça-feira, 1 de junho de 2010

A História do Desmatamento no Brasil





O desmatamento no Brasil iniciou-se com a chegada de nossos colonizadores, no ano de 1500. Interessados apenas no lucro das vendas de algumas árvores, como por exemplo, o pau-brasil (hoje uma espécie em extinção). Desde então o desflorestamento em nossa nação vem sendo constante.

O crescimento urbano também tem provocado a diminuição das áreas verdes nas cidades. Áreas grandes de matas estão sendo devastadas para a construção de rodovias, casas e pólos industriais. Outro problema que provoca a destruição dessas áreas são as queimadas e incêndios florestais, muito deles ocorridos por motivos econômicos.

Embora estes problemas ambientais ainda estejam ocorrendo, existe uma diminuição em comparação ao passado. A consciência ambiental das pessoas está alertando para a necessidade de uma preservação ambiental. Pois, as matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático.

Vale lembrar que o desmatamento em uma determinada região pode provocar o processo de desertificação (formação de desertos e regiões áridas). Este processo vem ocorrendo em algumas regiões de nosso país como no sertão nordestino e no cerrado de Tocantins nas últimas décadas.

Nós que somos os principais causadores dessa destruição, precisamos nos manter erguidos para conseguir levantar esse desastre na principal floresta do planeta, pois ela contribui pela sobrevivência de muitos seres humanos, sem contar com a fauna e flora existente em sua grande extensão. Vamos nos conscientizar que precisamos mais dela do que ela da gente. Diga não ao desmatamento!




Por: Elza Rbeiro Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário