terça-feira, 11 de maio de 2010

A Internet na Eleição de Obama


A internet impulsionou a campanha de Barack Obama. Fato. Mas é inegável que o atual presidente dos Estados Unidos teve que recorrer ao auxílio da TV para vencer as eleições naquele país. Com isso fica evidente também a força que este media ainda exerce na população. Esta afirmativa encontra-se no livro "Diálogos da perplexidade: Reflexões Críticas Sobre a Mídia" dos autores Venício de Lima e Bernardo Kucinski.

A eleição de Obama no país mais poderoso quebra alguns paradigmas, tais como: o processo de afirmação dos subalternos* e a potencialidade da internet. Estudiosos afirmam que a verba da campanha de Barack Obama foi oriunda da internet, da mobilização dos internautas e das minorias que clamavam por reformas (posturas) naquele país.

Por fim é possível notar o seguinte paradoxo: democratização versus manipulação. Apesar da grande mobilização gerada pela comunicação participativa, esta não consegue neutralizar a influência dos meios de comunicação de massa na sociedade.



* Leiam-se minorias como os indígenas na Bolívia e os negros nos Estados Unidos.




Por: Débora Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário