sábado, 29 de maio de 2010

Era uma vez um sonho de verão...


Que a polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, esta sendo pauta diária nas mídias, isso todo mundo sabe!

Que a Ilha de Mosqueiro vem sendo desmatada predatóriamente, isto, muitos belenenses ainda desconhecem.

Com todos os holofotes voltados para Belo Monte é até mesmo para a divisão do Estado do Pará, fica meio que difícil esperar que a mídia var a fundo nesses assuntos considerados “menores”, se for comparar com os assuntos acima citados.

A Ilha de Mosqueiro esta prestes a virar título de um filme: "Um sonho de verão", porque do jeito que as coisas estão, ela sera vista epenas nos sonhos dos belenenses.

Mosqueiro é a maior das quarenta e três ilhas que circundam a península onde se aloja a cidade de Belém. A rapidez da degradação que assola a Ilha é impressionante!

Os desmatamentos causaram grandes impactos sobre o solo, que tiveram suas margens desmatadas, e a fauna em geral ameaçada de extinção.

O crescimento demográfico vem aumentando de maneira expressiva, o qual peca pelas condições de habitações precárias, onde se agravam os problemas sociais. Outro fator que contribui para essa destruição é o desflorestamento em áreas de preservação.

A principal fonte de renda de Mosqueiro é o turismo, a partir desse ponto, é preciso conscientiza os nativos e ate mesmo os veranistas, da preservação e conservação ambiental desse bem natural que é Mosqueiro.


Débora Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário