sábado, 5 de junho de 2010

SEGURANÇA, É O QUE TODOS QUEREM

A segurança pública é um tema que deve ser debatido constantemente por envolver diversos atores sociais. É comum assistirmos pelos noticiários da televisão a revolta das pessoas em relação a criminalidade, a falta de segurança e a impunidade. Muitos dizem não acreditar mais na justiça dos homens e sim na justiça divina, por tamanha falta de punição aos criminosos. E de onde vem essa falta de credibilidade na segurança pública? Essa revolta é um retrato da própria situação em que se encontra o país, mergulhado em consecutivos casos de crimes que não são solucionados.
Antigamente era comum que as pessoas confiassem mais umas nas outras, até abrindo as portas de suas casas para abrigá-las quando necessário. Hoje o medo de ser roubado, assaltado fora e até mesmo dentro da própria casa, faz com que muitos se tornem pessoas mais frias, menos sociáveis, e mais desconfiados com o outro. Um jovem sai para estudar ou trabalhar e seus pais não sabem se ele volta para casa. Se pararmos para analisar quantas pessoas morrem todos os dias, vítimas de algozes que estão soltos pelas ruas, causa inquietação e transtorno.
Pessoas que foram vítimas de crimes podem até desenvolver a síndrome do pânico, uma doença em que não se consegue nem sair as ruas e manter um relacionamento social saudável com os outros, por ter um medo exacerbado de sofrer algum tipo de violência. A falta de segurança se estende a todos, sem exceção. Crianças não podem brincar sozinhas em lugares abertos como praças, sem um adulto responsável no lado, por existir a chance de elas serem abordadas por maníacos. Não só as crianças, mas pessoas de todas as idades não estão isentas de serem vítimas. O fato é que não podemos ser apenas estatísticas, nos tornarmos mais um caso de crime a ser contado para os outros, de virarmos exemplos de pessoas que não sobreviveram aos ataques criminosos dos bandidos. Segurança! Essa é a palavra que mais se tem ouvido em todos os lugares. Segurança para que todos possam viver em paz com a sua família é o que todos querem.
POR GILSON SANTOS E SUZIELEN CALDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário