segunda-feira, 7 de junho de 2010

A ASCENÇÃO DAS MÍDIAS ONLINE

As novas tecnologias podem ocupar completamente o espaço das mídias tradicionais? Isso ainda não tem uma resposta. Porém, se formos analisar os comportamentos individuais de cada pessoa, veremos que existem diversas maneiras de se obter determinada informação. Cada um escolhe a sua preferida. Muitas pessoas querem sentir o papel em suas mãos. Querem ler o jornal impresso porque dá mais prazer sentir aquele material concreto. Por outro lado, há aqueles que estão aderindo aos novos meios de comunicação.
A juventude de hoje está muito conectada com esse novo padrão. É muito comum que os avós e os pais chamem as crianças para manusear algum tipo de aparelho eletrônico. O interesse pelo novo, pelo virtual, está inerentemente ligado aos jovens que buscam cada vez mais novas tecnologias. Os jornais impressos correm o risco de se extinguirem diante das novas mídias. Na sociedade americana, isto já está acontecendo. Lá, eles vivem um estágio diferente do nosso, no sentido de escolaridade da população ou de disponibilidade de notícias.
Na Inglaterra, a cultura da leitura é muito presente. A massificação da mídia se originou pelo livro de bolso. No país, é muito comum as pessoas lerem os jornais. No Brasil, há uma tendência muito grande por formas mais práticas de se adquirir a informação. Parece que quanto menos trabalho houver para a produção da notícia jornalística, melhor. Sem falar que a falta do hábito de ler já é algo que existe a muito tempo em nossa sociedade. Certamente, essa constatação não pode ser generalizada, mas o fato é que a educação com ênfase em leituras deve ainda mais estimulada pelas campanhas publicitárias. Por falar nisso, no Brasil é o anunciante quem financia a mídia privada do capitalismo. Isso é desfavorável aos jornais impressos. Os anunciantes estão presentes na telefonia celular e em outras novas tecnologias. A mídia online, simultânea, pode passar a ter mais valor publicitário do que o jornal, porque chega mais rapidamente ao consumidor. A realidade é que, apesar do advento da mídia moderna, nada pode-se afirmar à respeito do fim de um dos mais antigos meios de comunicação, o jornal impresso.

POR GILSON SANTOS

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